expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 3 de agosto de 2013

Massa de Macarrão



Ingredientes:

- 12 ovos tipo caipira

- sal marinho ou do Himalaia a gosto

- 1/2 kg de farinha de trigo tipo "grano duro"

- 1/2 kg de farinha de trigo especial, própria para pães

- 01 colher (sopa) de azeite de oliva

- farinha para polvilhar a massa

- cilindro para abrir massa de macarrão ou rolo de macarrão

Modo de fazer:

- Em uma superfície bem seca e limpa ( eu faço na minha pia de granito), coloque a farinha de grano duro e metade da normal.

- Faça um buraco no meio, coloque sal a gosto (eu coloco 01 colher de sobremesa do sal do Himalaia, mas este sal é diferente dos demais, salgue a seu gosto, mas tome cuidado, é melhor a massa sem sal pois na hora de cozinhar você vai colocar sal na água do cozimento), o azeite e os ovos (abrindo um a um em um recipiente separado para não correr risco de algum estar estragado).

- Comece a misturar os 03 ingredientes com as pontas dos dedos e vá juntando a farinha até que consiga trabalhar a  massa com as duas mãos.

- Se sentir necessidade, junte mais farinha, tudo depende do tamanho dos ovos.

- Deve ficar uma massa homogênea e que pare de grudar nas mãos.

- Trabalhe a massa por uns 10 minutos. Quanto mais você trabalhar ela, melhor vai ficar.

- Corte a massa em pequenas porções, polvilhe cada pedaço com farinha e comece a passar pelo cilindro até atingir a espessura preferida.



- É muito importante que toda vez que você for passar pelo cilindro, não se esqueça de polvilhar farinha; caso você não faça isso a massa irá grudar.



-Primeiro passo todas as massas cortadas numa espessura, depois vou diminuindo. Faça como se fosse uma linha de produção. Seu trabalho vai ser mais rápido e ela irá secar todas mais ou menos ao mesmo tempo.

- Monte um varal coberto com panos de prato para colocar a massa aberta. Conforme for abrindo, vá estendendo para depois poder fazer o formato que desejar.



- Se estiver muito fina, (eu faço fina), cuidado, ela seca rápido e fica difícil passar pelo cilindro para dar outro formato, portanto, seja rápida e deixe as primeiras para massa de lasanha, caso queira.

- Quando tiver aberto toda a massa, comece a passar no cilindro novamente para cortar no formato desejado. ( o meu cilindro só tem 3 opções de massa: tipo lasanha, cabelo de anjo e talharini)


- Eu já deixo tudo pronto para ir colocando a massa para secar totalmente (faço uma boa quantidade, então, arrumo sobre minha mesa panos de prato para poder colocar a massa cortada).



- Conforme for cortando a massa espalhe sobre o pano e polvilhe mais farinha de trigo para que não grudem.

- Deixe secar bem. 

- A massa deve ser consumida em poucos dias pois não se esqueça que tem ovos crus. Não deixe ficar por mais de 03 dias sem usar.

- Ela cozinha muito rápido. Eu coloco água para ferver, adiciono um pouco de sal.

- Quando a água estiver borbulhando, jogo a massa e deixo apenas 01 minuto pois a minha faço bem fina.

- Cozinha muito rápido. É inigualável seu sabor. Vale a pena o trabalho.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário