expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 30 de julho de 2013

Anis Estrelado



É uma especiaria originária da China e do Japão.
Fruto de uma árvore da mesma família da Magnólia, pode alcançar até cinco metros de altura.

Muito rico em óleos essenciais que são utilizados principalmente como aromatizantes.
Constituído principalmente de anetol, felandreno, safrol, terpinol, 1,4 cineol. Esta planta é rica em ácido shikimico, um potente anti-viral.

Na medicina popular a espécie é empregada há séculos para: gripes, cólicas, náuseas, doenças da bexiga, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante, expectorante, fluidificante das secreções brônquicas, anti séptica, aromática, calmante, carminativo, digestivo, diurético, estimulante, estomáquico para tratar problemas de falta de apetite, dispepsias, gastrites, espasmos gastrointestinais e problemas respiratórios, sendo que a atividade expectorante já foi comprovada cientificamente.
Bebês e mulheres grávidas devem consumir com cautela.

Um laboratório internacionalmente conhecido possui a tecnologia para a extração deste ácido e a partir desta substância isolada elabora um medicamento famoso, tido como dos únicos capazes de aliviar os sintomas da “gripe suína” e da “gripe aviária”.

É sonífero, abre o apetite, acalma inflamações do estômago e é um antídoto contra mordeduras de escorpiões, além disso, tonifica o coração, é expectorante, anti séptico, cura os soluços, elimina o mau hálito. Tomado em infusão (30 gramas de sementes para um litro de água) combate os gases, aumenta a secreção láctea da mulher e regula as funções menstruais.

O anis é uma planta digestiva e estimulante. Evita náuseas, enjoos e vômitos. Alivia cólicas, combate o reumatismo, é diurético, digestivo e estimulante. Usa-se contra dores nervosas, catarros, tosse cronica e digestões lentas.

O anis-estrelado é também conhecido como anis-da-China, anis-do-Japão, anis-da-Sibéria, funcho-da-China.

Em Portugal: badiana, anis-estrelado;
Espanha: anis estreliado, anis de estrella, anis de China;
França: badiane, anis de la Chine;
Inglaterra: star anise, Chinese anis.

Existe uma grande confusão com o nome anis. No Brasil refere-se ao anis estrelado, só que no resto do mundo o termo “anis” ou “anis-verde” é empregado quando se refere à planta Pinpinella anisum, que aqui no Brasil é chamada de “erva-doce”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário