expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 20 de agosto de 2017

Kefir


É uma colônia de micro-organismos que fazem bem para a saúde. A aparência é semelhante a de leite coalhado e o sabor lembra um iogurte, só que um pouco mais ácido.
O alimento é classificado como simbiótico, ou seja, uma mistura de probióticos e prebióticos. Isso significa que ele tem micro-organismos que eliminam as bactérias ruins do intestino e previnem doenças (probióticos) e fibras que estimulam a reprodução dos bacilos benéficos (prebióticos).
A bebida contém altos níveis de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, folato, enzimas e probióticos. Como o Kefir não tem um conteúdo nutricional padronizado, os valores de conteúdo podem variar com base no leite do qual é feito. No entanto, mesmo com variação na gama de valores, trata-se de um alimento extremamente nutritivo.
De origem de partes do Leste Europeu e Sudoeste da Ásia, o nome é derivado da palavra turca Keyif, que significa "sentir-se bem" depois de comer.
Versões sem leite de Kefir podem ser feitas com água de coco, leite de coco e outros líquidos doces (inclusive água com açúcar mascavo). Estes não possuem os componentes como o Kefir à base de produtos lácteos.
Um dos aspectos mais interessantes desse alimento que faz muito bem para a saúde é que ele não é vendido, mas sim compartilhado. Funciona assim: alguém lhe dá alguns grãos e você os cultiva. Em ambiente adequado - substratos de açúcares e proteínas, como leite - ele se prolifera, fermenta e chega à composição ideal para consumo, sem nunca chegar a um fim.
Há dois tipos. Eles são classificados quanto ao ambiente propício para sua proliferação e fermentação:

Kefir de água
Esse tipo se alimenta de água mineral ou água de coco com açúcar mascavo ou açúcar demerara. É ideal para alérgicos e intolerantes à lactose.
Kefir de leite
Como o próprio nome diz, o Kefir de leite precisa da bebida láctea de origem bovina ou de cabra. Também pode ser usado iogurte, leite de soja ou leite de coco.

Para que serve o Kefir?
O intestino é habitado por bactérias boas e ruins. Quando há desequilíbrio e o número de micro-organismos ruins prevalece, a saúde sofre.
“O intestino é chamado de segundo cérebro pois é um dos órgãos mais importantes do corpo. Entre suas funções importantes está, por exemplo, a produção de células do sistema imunológico. Ou seja, ele sempre precisa estar regulado para que a saúde seja boa".
Um dos grandes benefícios do Kefir é justamente a melhora da flora intestinal, ou seja, a recolonização de bactérias boas no intestino. Chamadas de gram-positivas, elas liberam uma substância chamada bacteriocina que elimina os micro-organismos ruins.
Com isso, o sistema é reequilibrado, a imunidade ganha força, a função intestinal melhora e as doenças não surgem com tanta facilidade.
Você sabia que mais de 75% do seu sistema imunológico está alojado no seu sistema digestivo?
Essencialmente, trilhões e trilhões de “boas” bactérias e fungos que vivem no seu intestino são responsáveis por matar os “maus” micro organismos, e isso mantém você vivo e com saúde.
Então, o que acontece quando você toma antibióticos de maneira errada?
Você literalmente está matando as bactérias boas do seu organismo e possibilitando que as bactérias ruins se proliferem. Isso, por sua vez, perturba a simbiose (equilíbrio) de sua microbiota que levará a problemas digestivos e reações imunes. 

Alguns outros benefícios do Kefir:
Problemas estomacais
O Kefir ajuda a reduzir a acidez estomacal em excesso, sendo portanto, um ótimo alimento para pessoas com problemas de gastrite, úlcera e refluxo, entre outros.

Problemas hepáticos
Tem uma importante função referente ao controle de produção da bílis pelo fígado, como também é indicado como coadjuvante nos casos de hepatite.

Problemas intestinais

Suas leveduras, bactérias amigas e lactobacilos ajudam a enfrentar e suavizar as crises de colite em suas diversas formas, como também outras patologias relacionadas ao cólon, e ao ataque às bactérias nocivas presentes no intestino. Sendo também um aliado no combate à diarreia, constipação intestinal e inflamações.

Problemas articulares
A presença do cálcio na composição do kefir ajuda no combate a osteopenia, osteoporose e reumatismo.

Problemas respiratórios

Mais uma propriedade importante dele está ligada à melhora nas crises de asma, bronquite e tuberculose.

Fortalecimento do sistema imunológico
As alergias, candidíase e outras doenças oportunistas relacionadas ao sistema imunológico em desequilíbrio serão beneficiadas pelo uso dele.

Problemas emocionais
A presença do triptofano estimula o cérebro na produção de endorfinas e serotonina, ajudando nos casos de depressão e ansiedade.

Problemas dermatológicos
O Kefir ajuda a manter a pele, cabelo e unhas saudáveis.
Problemas circulatórios
Estimula a circulação, favorecendo o bom funcionamento do coração, regulando a pressão arterial e ajudando no combate ao colesterol ruim.

Benefícios musculares
Rico em proteínas, que são os agentes fundamentais na construção muscular, também ajuda a potencializar a absorção de glicose pelas células musculares, o que promove grande ajuda no rendimento físico.
Ajuda a emagrecer
É um aliado importante no combate aos quilos adicionais. 

Obviamente, nenhuma dessas propriedades exclui o tratamento médico convencional. O Kefir poderá ser utilizado em conjunto aos medicamentos, desde que não haja nenhum tipo de contraindicação médica.

Sendo um regenerador da flora bacteriana, ajuda na digestão, facilitando a metabolização das gorduras, como também, a eliminação de toxinas.
  • É rico em proteínas, que favorecem a aceleração do metabolismo.
  • Alimenta e tem baixo teor calórico.
  • Aumenta os fluídos corporais, ajudando a depurar gorduras e toxinas.

Como cuidar do seu Kefir

Depois que ganhar o seu Kefir, prepae-se para cuidar muito bem dele. Não dá muito trabalho, é rápido e muito simples continuar tendo este produto.

A quantidade de grão necessário é mais ou menos a de 01 colher (sopa) de grãos para cada meio litro de leite. Não utilize leite gelado. Ele deve estar em temperatura ambiente ou amornado quando muito frio.
Coloque os grãos em um vidro juntamente com o leite (não encha o vidro até a boca, deixe um espaço sem nada no vidro).
Cubra o vidro com um pano (não pode tampar) e coloque-o em um lugar que não vá ficar mexendo muito e que seja escuro (eu coloco dentro do meu armário na cozinha).

Deixe-o por 24 até 36 horas. Depois deste tempo, agite o vidro ou misture com uma colher de pau (nunca use metal no seu Kefir) e coe num coador de plástico (também não pode ser de metal). 

Este coado já está pronto para o consumo. O Kefir que está no coador deve ser lavado abundantemente em água corrente para que todo o leite seja retirado (faça isso somente uma vez por semana, não é necessário todas as vezes que coar). Algumas pessoas não lavam seu Kefir todos os dias, eu não lavo mais, mas é opcional.

Repita a operação e terá Kefir para sempre. Guarde seu Kefir na geladeira e vá consumindo até que o outro esteja pronto.

Qando ele estiver com uma colonia grande você deverá separar e doar para alguém, assim, esta fonte tão rica beneficiará outras pessoas.

Algumas dicas:

- Utilize leite fresco

- Não armazene os grãos sem leite para que não morram. (Eu congelo quando não tenho para quem doar)

- Quanto mais tempo ficarem fermentando, menos lactose ele terá.

- Não utilize nenhum utensílio metálico.

Qual a melhor temperatura?

A temperatura ambiente é um dos fatores determinantes em relação ao tempo que devemos cultivá-lo. quanto mais frio, maior o tempo necessário para sua fermentação.
Se, em 03 dias a fermentação não chegou no ponto desejado, descarte o leite, lave-o e refaça a operação.
Você pode utilizar leite integral, semi desnatado ou desnatado.

Qual o consumo diário ideal?

Não há restrições. Use seu bom senso. Porém, sua ingestão em demasia poderá provocar dores estomacais, abdominais e diarréia.
Até o momento não existe contra indicações para seu consumo, a não ser para pessoas com alergia severa à lactose ou aquela que sentir desconforto ao ingerir.

Podemos comer os grãos de Kefir?

Não é comum, porém, os grãos podem ser ingeridos caso o paladar lhe agrade.

APROVEITE TANTOS BENEFÍCIOS, O KEFIR TEM VÁRIOS USOS E SÓ FAZ BEM À NOSSA SAÚDE.

Bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário