expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Açúcar de Coco

O açúcar de coco é obtido através da seiva bruta encontrada no interior do coqueiro
Para sua obtenção é necessário fazer um corte na flor do coqueiro. Através desse corte, a seiva liquida é recolhida e passa por um aquecimento que a desidrata através do calor. O resultado disso são cristais que são utilizados para adoçar alimentos.
Considerado um alimento quase livre de processamento, já que não possui conservantes em sua composição e tampouco passa por processos de refinamento.
Vem sendo utilizado cada vez mais como um substituto direto do açúcar refinado.
A diferença do açúcar de coco para os outros é o seu tero glicêmico, ou seja, ele causa menores picos de glicose e de insulina no organismo de quem o consome.
Portanto, diabéticos não devem consumir este tipo de açúcar também.
100 gramas deste açúcar contêm os seguintes valores nutricionais:
- Energia 400 calorias;
- Proteínas 0 g;
- Gordura 0 g;
- Carboidratos 100 g;
- Nitrogênio 202 mg;
- Fósforo 79 mg;
- Potássio 1,03 g;
- Cálcio 8 mg;
- Magnésio 29 mg;
- Sódio 45 mg;
- Enxofre 26 mg.
É rico em carboidratos e não contém quantidades significativas de proteínas, gorduras e vitaminas. Embora existam interessantes parcelas de alguns minerais, como é o caso do nitrogênio, sódio, potássio e fosforo, por exemplo.

Como ele contém uma grande variedade de minerais em sua composição, estes minerais tem o poder de servir como antioxidantes e regular uma série de eventos fisiológicos em nosso organismo.

O alimento possui boas quantidades de nitrogênio, sódio, potássio e magnésio em sua composição. A união desses sais minerais pode potencializar o funcionamento do sistema cardiovascular.

Por isso, quando ingerido de forma controlada o açúcar de coco pode prevenir algumas doenças como o infarto, pressão alta, AVC e até mesmo insuficiência renal.

O açúcar refinado normalmente é considerado um péssimo alimento pelo simples fato de ter um índice glicêmico elevado e fornecer calorias totalmente vazias a seus consumidores, afinal, ele possui basicamente apenas carboidratos em sua composição.

O açúcar refinado possui em sua composição 100% de sacarose que é dividida em 50% de frutose e 50% de glicose.

Já o açúcar de coco é constituído de aproximadamente de 80% de sacarose, sendo assim, os dois tipos de açucares oferecem basicamente a mesma quantidade de frutose, ou seja, carboidratos por grama.

Inulina é uma fibra que está presente no açúcar de coco. Essa fibra, assim como muitas outras possui o poder de retardar a absorção da glicose. Isso automaticamente explicar o motivo desse alimento ter um índice glicêmico inferior ao que encontramos no açúcar refinado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário