Problemas emocionais
A presença do triptofano estimula o cérebro na produção de endorfinas e serotonina, ajudando nos casos de depressão e ansiedade.
Problemas dermatológicos
O Kefir ajuda a manter a pele, cabelo e unhas saudáveis.
Problemas circulatórios
Estimula a circulação, favorecendo o bom funcionamento do coração, regulando a pressão arterial e ajudando no combate ao colesterol ruim.
Benefícios musculares
Rico em proteínas, que são os agentes fundamentais na construção muscular, também ajuda a potencializar a absorção de glicose pelas células musculares, o que promove grande ajuda no rendimento físico.
Ajuda a emagrecer
É um aliado importante no combate aos quilos adicionais.
Obviamente, nenhuma dessas propriedades exclui o tratamento médico convencional. O Kefir poderá ser utilizado em conjunto aos medicamentos, desde que não haja nenhum tipo de contraindicação médica.
Sendo um regenerador da flora bacteriana, ajuda na digestão, facilitando a metabolização das gorduras, como também, a eliminação de toxinas.
- É rico em proteínas, que favorecem a aceleração do metabolismo.
- Alimenta e tem baixo teor calórico.
- Aumenta os fluídos corporais, ajudando a depurar gorduras e toxinas.
Como cuidar do seu Kefir
Depois que ganhar o seu Kefir, prepae-se para cuidar muito bem dele. Não dá muito trabalho, é rápido e muito simples continuar tendo este produto.
A quantidade de grão necessário é mais ou menos a de 01 colher (sopa) de grãos para cada meio litro de leite. Não utilize leite gelado. Ele deve estar em temperatura ambiente ou amornado quando muito frio.
Coloque os grãos em um vidro juntamente com o leite (não encha o vidro até a boca, deixe um espaço sem nada no vidro).
Cubra o vidro com um pano (não pode tampar) e coloque-o em um lugar que não vá ficar mexendo muito e que seja escuro (eu coloco dentro do meu armário na cozinha).
Deixe-o por 24 até 36 horas. Depois deste tempo, agite o vidro ou misture com uma colher de pau (nunca use metal no seu Kefir) e coe num coador de plástico (também não pode ser de metal).
Este coado já está pronto para o consumo. O Kefir que está no coador deve ser lavado abundantemente em água corrente para que todo o leite seja retirado (faça isso somente uma vez por semana, não é necessário todas as vezes que coar). Algumas pessoas não lavam seu Kefir todos os dias, eu não lavo mais, mas é opcional.
Repita a operação e terá Kefir para sempre. Guarde seu Kefir na geladeira e vá consumindo até que o outro esteja pronto.
Qando ele estiver com uma colonia grande você deverá separar e doar para alguém, assim, esta fonte tão rica beneficiará outras pessoas.
Algumas dicas:
- Utilize leite fresco
- Não armazene os grãos sem leite para que não morram. (Eu congelo quando não tenho para quem doar)
- Quanto mais tempo ficarem fermentando, menos lactose ele terá.
- Não utilize nenhum utensílio metálico.
Qual a melhor temperatura?
A temperatura ambiente é um dos fatores determinantes em relação ao tempo que devemos cultivá-lo. quanto mais frio, maior o tempo necessário para sua fermentação.
Se, em 03 dias a fermentação não chegou no ponto desejado, descarte o leite, lave-o e refaça a operação.
Você pode utilizar leite integral, semi desnatado ou desnatado.
Qual o consumo diário ideal?
Não há restrições. Use seu bom senso. Porém, sua ingestão em demasia poderá provocar dores estomacais, abdominais e diarréia.
Até o momento não existe contra indicações para seu consumo, a não ser para pessoas com alergia severa à lactose ou aquela que sentir desconforto ao ingerir.
Podemos comer os grãos de Kefir?
Não é comum, porém, os grãos podem ser ingeridos caso o paladar lhe agrade.
APROVEITE TANTOS BENEFÍCIOS, O KEFIR TEM VÁRIOS USOS E SÓ FAZ BEM À NOSSA SAÚDE.
Bom apetite!