A biomassa é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido.
No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno.
A biomassa auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes.
Possui vitamina A (que é importante para a saúde dos olhos, da pele e contribui para o crescimento); vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, (que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência); potássio, manganês e fósforo.
Alguns benefícios da biomassa
-Melhora no funcionamento do intestino por ser uma excelente fonte de fibras.
- Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico.
- Por ser rica em fibra é capaz de promover saciedade sendo aliada do tratamento para obesidade.
- Reduz a absorção de gordura da dieta.
- Reduz a absorção de glicose da dieta.
- Na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite, maionese porque ela funciona como um espessante.
- Nas preparações sem glúten, ela melhora a textura deixando as preparações mais macias.
- Fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.
- Promove saciedade.
É indicada para quem tem restrição alimentar (já que recupera a saúde intestinal e impede a absorção de gordura e açúcar na dieta) auxiliando pessoas com intolerância ao glúten, à lactose, que possua diabetes ou alergias alimentares.
A biomassa pode ser consumida para todos, desde crianças, adultos, gestantes, nutrizes e idosos. Não há contraindicação, apenas adequações de consumo diário . É muito benéfica à saúde e deve ser introduzida no dia a dia.
Sugestão de consumo:
De 2 a 4 colheres de sopa por dia.
Receita de biomassa:
- Tire as bananas uma a uma do cacho, cuidando para que esse corte seja bem rente para que nenhuma parte interna sofra contaminação no momento do cozimento.
- Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem.
- Em uma panela de pressão coloque água até a metade, acenda o fogo e deixe a água ferver.
- Quando estiver fervendo coloque as bananas. A água precisa estar fervendo, pois, esse choque térmico faz parte do processo.
- Tampe a panela. A água deve ser suficiente para deixar as bananas cobertas, e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo abrindo a panela.
- Deixe a sair o vapor da panela sem interferir, esperando 12 minutos para abri-la.
- Destampe a panela e descasque as bananas ainda quentes para facilitar o processo.
- Bata no liquidificador ou processador de alimentos. Se necessário, acrescente um pouco de água para formar uma pasta. Está pronta.
A biomassa dura de 3 a 6 meses no congelador. Congele em porções pequenas. Na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias. Ah, você pode utilizar qualquer tipo de banana, desde que ela esteja verde.