Nem todas as gorduras são maléficas ao nosso organismo.
As gorduras saturadas (presentes nas carnes vermelhas e brancas, ovo, leite e laticínios, ou seja, as de origem animal) se consumidas em excesso, são bem ruins ao coração.
As gorduras trans, por sua vez, presentes nas margarinas e alimentos industrializados salgados e doces, também são péssimas pois desregulam todo o nosso metabolismo e favorecem quadros inflamatórios.
Já as gorduras insaturadas, presentes em alimentos de origem vegetal como o abacate, a azeitona, as castanhas e as sementes, são gorduras boas porque protegem a nossa saúde. Apesar disso, também devem ser consumidas com moderação e de acordo com nossas necessidades energéticas.
Entre todas as gorduras boas e necessárias para a saúde dos vegetarianos e veganos, o ômega-3 é uma das mais importantes já que nosso organismo não consegue fabricar este óleo considerado essencial e porque dizem ser esta uma gordura fundamental para a formação e funcionamento do nosso cérebro.
Segundo estudos científicos, uma alimentação deficiente neste importante óleo pode levar a pessoa a desenvolver déficit de atenção, QI baixo, esquizofrenia, envelhecimento precoce do cérebro, depressão, oscilações do humor, Parkinson e Alzheimer.
Segundo médicos que estudam o assunto, este óleo, quando ingerido, precisa ser transformado pelo nosso organismo em outros dois compostos para ter sua ação no cérebro: o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o decosahexaenoico (DHA).
Vegetarianos e veganos precisam repor a dose em dobro de pessoas onívoras. A indicação é de 03 g de ômega-3 por dia, o que se consegue com a ingestão diária de linhaça, chia...
01 colher de sopa de óleo de linhaça contém 5,6 g de ômega-3, ou, caso prefira, 02 colheres de sopa da mesma semente, que contém 04 g. Você pode consumi-la inteira ou triturada (no momento do consumo pois ela perde suas propriedades nutricionais muito rapidamente).
É recomendado que idosos e gestantes consumam o dobro desta recomendação.
Não é necessário consumir toda a quantidade de uma vez, basta que seja durante 24 horas.
Consuma esta gordura por meio da alimentação. Cuidado com os suplementos pois são, geralmente, de origem animal.
Os benefícios do consumo do ômega-3 está associado com efeitos positivos no combate a doenças cardiovasculares, colesterol alto, depressão, envelhecimento, câncer, arritmias cardíacas, níveis altos de triglicérides, artrite, asma, doença de Crohn, colite ulcerativa, lúpus, psoríase, esclerose múltipla, cefaleia e doenças autoimunes.
Evitar o consumo de gorduras trans (gordura vegetal hidrogenada) presentes em margarina, biscoitos recheados, salgadinhos e pratos prontos congelados e bebida alcoólica pois eles reduzem a transformação do ômega-3 em EPA e DHA.
Consuma oleaginosas e sementes, pois, de forma geral possuem este óleo.
As algas também são boas fontes de DHA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário